Meio Ambiente e Sustentabilidade
A Usina Itajobi tem em seu planejamento estratégico, a responsabilidade ambiental, para isto busca a destinação adequada e eficiente dos efluentes das atividades de produção de açúcar e etanol. Várias são as formas de reaproveitamento:
» A vinhaça é utilizada para irrigação da cana, esse procedimento é aplicado em doses corretas e com medidas de controle: Todo o processo de aplicação se dá através do sistema de aspersão.
» Utilizamos reservatórios e canais revestidos que evitam a infiltração da vinhaça, estas providências são tomadas para que não ocorra contaminação do solo e consequentemente do lençol freático. Monitoramento e análise de poços subterrâneos e do solo feito para o controle de aplicação de vinhaça.
» A torta de filtro, subproduto da filtragem do caldo da cana e as cinzas da caldeira, proveniente da queima do bagaço, são utilizados na preparação do solo, como fertilizante orgânico.
» O bagaço obtido após a moagem da cana-de-açúcar é utilizado como combustível para a caldeira e parte vendido para empresas que realizam bioenergia.
» O controle de emissão de gases é realizado através da existência dos filtros nas chaminés.
» A Usina Itajobi aderiu ao Protocolo Etanol Verde e recebeu certificado de conformidade ambiental ao cumprir as normas propostas que estabelece a adoção de dez procedimentos técnicos pelas usinas de cana-de-açúcar para promover a produção sustentável do etanol, respeitando os recursos naturais e controlando a poluição.
ÁREAS DE APP
» A Usina Itajobi em respeito as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e matas ciliares desenvolve um projeto de recuperação das áreas degradadas como também o monitoramento da área e vegetação, demonstrando a importância da reserva legal e preservação de áreas de APPs, contribuindo para a preservação dos recursos naturais, protegendo o solo contra erosões e a perda de nutrientes, estar em conformidade com a Legislação Ambiental realizando a restauração do ambiente e a preservação dos mananciais de água.
» O controle biológico desenvolvido na empresa é realizado com laboratório próprio para a produção de fungos, utilizado no controle da cigarrinha na lavoura.
REFLORESTAMENTO
O projeto de reflorestamento ocorre através de viveiro próprio, que tem fornecido em média uma produção anual de 30.000 mudas (seguindo as melhores técnicas de plantio). A quantidade reflorestada é de 45.000 mudas e 65 espécies da flora nativa.
Fotos
- Clique sobre uma miniatura para ampliá-la.
(17) 3529-9000
(17) 3529-9002
Estrada Barro Preto à Elisiário, S/N
Fazenda Taperão - Zona Rural
Marapoama - SP
CEP: 15845-000